O mercado de carros elétricos usados no Brasil vive um crescimento impressionante em 2025. Esse movimento evidencia que os consumidores estão enxergando os seminovos como uma excelente porta de entrada à mobilidade elétrica — mais acessível e promissora.
Alta inédita de interesse
Segundo levantamento da Webmotors, as buscas por veículos 100% elétricos usados no país aumentaram 57 % no primeiro semestre de 2025, quando comparado ao mesmo período de 2024 . Isso representa o maior avanço dentro dos segmentos eletrificados.
Além disso, o interesse por híbridos usados cresceu 41 %, enquanto os híbridos novos registraram alta de 24 % e os elétricos zero km, 17 % .
Seminovos em alta no volume de negócios
Na outra ponta, o mercado geral de veículos usados também está em crescimento expressivo. Segundo a Fenauto, de janeiro a junho de 2025 foram registradas mais de 8,35 milhões de transferências de veículos usados, um crescimento de quase 14 % em relação ao mesmo período de 2024 . Dessas, mais de 6,9 milhões foram negócios com seminovos, um verdadeiro recorde .
O que está por trás dessa explosão?
A elevada procura por carros elétricos usados reflete sobretudo uma questão de acessibilidade: os elétricos zero km ainda estão fora do orçamento de muitos consumidores, enquanto o seminovo oferece uma solução mais viável. Conforme destaca Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors:
“o mercado de seminovos vem ganhando força como a principal porta de entrada para os eletrificados.”
“O interesse dos brasileiros nos eletrificados como um todo segue crescendo, com maior força principalmente nos usados.”