2025
Introdução
Você já ouviu que carro elétrico só serve para andar pela cidade? Nem sempre. Se o modelo tem boa autonomia e você planeja bem sua rota, é possível até viajar entre estados. Neste artigo, apresento os 10 modelos elétricos já vendidos no Brasil com as melhores autonomias declaradas, além de um panorama da rede de recarga nacional e dicas práticas para sua viagem.
Os 10 carros elétricos com maior autonomia no Brasil
Segundo a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), divulgada pelo Inmetro, e comparativos nacionais, estes são os modelos que lideram em autonomia no Brasil:
Posição Modelo Autonomia declarada* Comentário
1 BMW iX xDrive 50 528 km lidera o ranking no Brasil segundo o Inmetro / fontes especializadas
2 Chevrolet Blazer EV 481 km aparece como segundo na lista nacional
3 Mercedes-Benz AMG EQS 53 4M 472 km modelo de luxo com autonomia competitiva
4 Mercedes-Benz EQS 450 4M 470 km outra versão do EQS com boa autonomia
5 Volvo EX90 459 km aparece no top de autonomias nacionais
6 Porsche Taycan 453 km presente na lista nacional de maiores autonomias
7 Chevrolet Equinox EV 443 km entra no ranking nacional de alcance
8 Porsche Macan (versão elétrica) 443 km autonomia igual ao Equinox EV em ranking nacional
9 Kia EV9 434 km modelo elétrico da Kia com boa autonomia no Brasil
10 BYD Tan 430 km aparece no décimo lugar nas listas nacionais
- Valores declarados / homologados (Inmetro ou equivalentes), sujeitos a variações na prática real (clima, relevo, velocidade, carga, uso de ar-condicionado etc.).
Alguns testes “de vida real” no Brasil mostraram que modelos como o EQS 450+ ultrapassaram o valor homologado e rodaram ~ 532 km em teste de 100 % a 5 % da bateria. Também o Blazer EV, em teste nacional, percorreu 551 km no mesmo formato, superando o valor homologado.
É importante destacar: essa lista reflete os modelos já comercializados no Brasil, então é mais útil para seu leitor do que uma lista global.
Infraestrutura de recarga elétrica no Brasil
O que o Inmetro mudou / transparência
Desde 2023, a tabela do PBEV apresenta para o consumidor a autonomia em quilômetros (em vez de conversão em kWh ou “km/l elétrico”). Essa mudança traz mais clareza para comparar modelos.
Mesmo assim, o Inmetro adota um cálculo mais conservador para garantir que os valores não sejam “milagrosos” demais frente ao uso real.
Situação da rede de recarga no Brasil
Ainda que haja crescimento, a rede pública de recarga é mais densa nas regiões Sudeste e Sul, especialmente no estado de São Paulo.
Em estados do Norte e Nordeste, em alguns trechos interestaduais, pode não haver estações rápidas confiáveis, tornando difícil atravessar essas regiões sem planejamento rigoroso.
Muitos carregadores públicos são de potência moderada (nível 2) ou mesmo lentos, o que aumenta o tempo de parada.
Empresas privadas estão investindo em corredores de recarga nas rodovias federais e estaduais para suprir as lacunas.
Dicas para planejar sua viagem com elétrico no Brasil
- Planeje a rota de ponta a ponta com aplicativos como PlugShare ou Electromaps, identificando postos de recarga disponíveis ao longo do trajeto.
- Use carros com recarga rápida (DC) compatível com padrões comuns no Brasil (CCS etc.), para reduzir tempo de parada.
- Não use 100 % da bateria como meta de viagem — mantenha margem de segurança de 15-20 %.
- Pernoite em locais com estações confiáveis para garantir que você sempre comece o dia com carga suficiente.
- Evite rotas por estados com infraestrutura precária se possível (ex: regiões remotas do Norte/Nordeste). Prefira passar por regiões com melhor densidade de carregamento.
- Verifique o conector e compatibilidade: alguns carros elétricos exigem padrões específicos, então certifique-se que o posto no caminho atende seu veículo.
- Otimize condução usando modos “eco”, regenerativo, velocidade moderada — isso ajuda bastante em trechos longos.